São já mais de seis dezenas os inscritos na 58ª edição do Ralicross de Lousada, prova que tem ainda inscrições abertas.
Visto que se trata da primeira prova do ano e que alguns dos projectos estão ainda a ser terminados, foi alargado o período de inscrições até dia 31, pelo que é de prever que a lista final vá superar as sete dezenas de participantes.
O Clube Automóvel de Lousada (CAL) organiza, mais uma vez a prova de abertura do Campeonato Nacional de Ralicross (CNRX) que este ano garante uma abertura com “chave do ouro”. O CNRX em 2016 regista um salto significativo em termos de qualidade e de quantidade, prometendo assim mais e melhores corridas para todos.
Vamos conhecer um pouco melhor as forças no terreno:
Super Car
Confirmadas as inscrições de Dany Moreau (Renault Clio Super Car) e de Joaquim Santos (Ford Focus RS). Olavo Ribeiro está igualmente confirmado aos comandos de um segundo Renault Clio Super Car. Pedro Matos é o quarto inscrito confirmado.
Relativamente às ausências, Mário Barbosa tem o motor a ser revisto em França e não vai ter o Citroen DS3 pronto a tempo.
Novidade é a Super Car – Divisão 2, onde militam os 4X4, ou veículos com mais de dois litros de cilindrada, não homologados, ou que perderam a homologação. Já estão inscritos quatro concorrentes nesta divisão o que garante desde já uma grelha de partida bem composta.
Super 1600
Prevê-se um grande salto quantitativo, numa divisão que era já um espaço de grande qualidade. Até ao momento, estão confirmadas as inscrições de oito equipas.
Entre as novidades, registem-se as inscrição já confirmadas de José Artur Teixeira, que comprou um Citroen C2 S1600.Hélder Ribeiro, por sua vez, mantém a posta no modelo da Citroen, mas estreia uma nova carroçaria.
Ricardo Soares, regressa, com o Citroen Saxo Kit Car. João Ribeiro, Bruno Gonçalves e Mário Teixeira estão igualmente inscritos na prova do CAL.
Joaquim Machado é uma estreia na modalidade. Alinha com um Peugeot 206 S1600.
José Eduardo Rodrigues passa da Super Iniciação para a Super 1600. Comprou um Peugeot 206 S1600, com que Ulrich Lindman correu em 2015. José Eduardo Rodrigues pretende “aprender e adaptar-se, nesta primeira época e então sim estar apostado na vitória em 2017.”
Também aqui vai existir uma Divisão 2 destinada a veículos de Grupo A.
Kartcross
Nesta altura há 24 inscritos, estão todos os favoritos da época passada, destacando-se entre estes, os Campeão em título, Pedro Rosário. É ainda de destacar o regresso confirmado de Sérgio Bandeira.
Não confirmados, mas dados como certos, estão Mário Rato que vem do Todo Terreno para o kartcross e Alice Moninhas que irá ser uma presença feminina na grelha.
Super Nacional 2RM
Estão inscritos 16 concorrentes, é de prever que as inscrições venham a fechar com duas dezenas de pilotos. Destacam-se as presenças femininas de Patrícia Pereira (Renault Clio Williams), Magda Oliveira (Peugeot 106) e Vera Cardoso em Fiat Uno Troféu, certamente a preparar a época, onde os Fiats vão alinhar com a competição monomarca RX 1000 Series.
Super 1400 Inciação
Seis pilotos estão já inscritos, na categoria mais jovem do Ralicross nacional. Destaca-se a presença do Camepão Nacional em título, Santinho Mendes, que se inscreve com o “velhinho” Peugeot 205 e não com o Mitsubishi que estava previsto.

José Eduardo Rodrigues (Peugeot 206 S1600)

Joaquim Machado (Peugeot 206 S1600)
Fonte: Completa Mente - Comunicação e Eventos, Lda.