Renato Pita venceu o CPR2 no Rali Targa Vieira do Minho, acumulando com um extraordinário terceiro lugar para o Campeonato absoluto, na estreia na prova e na competição. A tempestade de granizo que se abateu na última secção do rali foi determinante para uma autêntica reviravolta na classificação.
“‘Parabéns! Não é qualquer um que consegue fazer o que acabaste de fazer’, disse-me o Fernando Peres no final do último troço”, contava um esfusiante Renato Pita à chegada à derradeira assistência da prova do Targa Clube. E motivos para tanta alegria não faltavam: ser terceiro do Campeonato absoluto e primeiro do CPR2 na estreia na competição e na prova não é para qualquer um.
E conseguir chegar ao fim sob condições tão adversas, debaixo de uma tempestade de granizo que cobriu a estrada numa camada de cerca de 10 centímetros de altura, «vitimando» vários concorrentes, ainda por cima com um carro de duas rodas motrizes (o Renault Clio R3 preparado pela ARC Sport), também não é para todos.
“É uma estreia perfeita! Uma vitória que é de toda a equipa, em particular do Alberto Silva, e não consigo transmitir aquilo que estou a viver neste momento”, exultava ainda o piloto de Viana do Castelo, enquanto o navegador Alberto Silva, que também se estreava ao lado de Renato, não destoava no tom eufórico: “O Renato a dizer-me que queria arriscar e eu a dizer-lhe ‘tás maluco? abranda! vai com cuidado, que o que queres é chegar ao fim’…”.
Até esta dramática última secção, as coisas estavam a correr como programado pela equipa, numa toada de relativa contenção com o objectivo de um lugar no pódio do CPR2 e da máxima aprendizagem possível. “Não é a mesma coisa rodar em testes ou em prova, por isso, nesta estreia competitiva, havia ainda muito a aprender de um carro completamente diferente de todos os que guiei até agora. Assim, da primeira secção para a segunda de hoje (domingo), fizemos algumas alterações que não se revelaram as mais eficazes. Corrigimos para a derradeira, mas não deu para tirar conclusões, porque as condições climatéricas não o permitiram”, analisou por fim o piloto patrocinado pela BP Portugal, pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, pelas ferramentas Bahco e pela Kumho Tyres.
Uma verdadeira balada de Renato Pita, não de neve mas de granizo…
CLASSIFICAÇÃO CPR
1º Ricardo Moura/António Costa (Mitsubishi Lancer Evo9), 1h02m15,4s
2º Pedro Peres/Tiago ferreira (Mitsubishi Lancer Evo9), a 1m53,7s
3º (1º CPR2) Renato Pita/Alberto Silva (Renault Clio R3), a 8m06,0s...
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