A BAJA TT ROTA DO DOURO é uma prova pontuável para o Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, que se vai realizar em 26 e 27 de Setembro próximo, graças à junção de esforços do Município de Vila Nova de Gaia, do promotor The F World e do organizador, Gondomar Automóvel Sport (GAS).
A tradição dos grandes eventos desportivos motorizados está ainda muito presente no imaginário do público nortenho, que acarinha como ninguém este tipo de eventos e os coloca entre os de maior audiência “in loco”, do panorama nacional. Com a BAJA TT ROTA DO DOURO pretende-se, no médio prazo, desenvolver um evento com capacidade de ser uma marca de impacto no panorama desportivo internacional.
O Douro é cada vez mais uma marca com forte poder de atracção, daí que da junção de ambas seja possível, acreditamos, criar um evento ímpar que junta a vertente desportiva a uma importante vertente turística, que se afirme como um evento de referência.
Com estes desígnios nasce a BAJA TT ROTA DO DOURO, uma prova com uma extensão de 500 Km´s, corridos em linha, de acordo com a tradição das verdadeiras bajas, que fizeram, nos anos 80, do Todo-o-Terreno o desporto de eleição que hoje é.
Gaia em acção
A Douro Marina vai ser o centro nevrálgico da acção. Aqui vão ser recebidos os participantes, vai ser instalado o parque de assistência, o secretariado, a sala de imprensa e todos os serviços que vão permitir que a prova se desenrole da forma que todos desejamos.
Na sexta-feira, dia 26 de Setembro, realizam-se as verificações técnicas, seguindo toda a caravana para o prólogo, que vai ter uma extensão de cerca de cinco quilómetros e vai ser disputado no próprio concelho, graças ao apoio do Município.
Sábado, dia 27, é tempo de partir para a estrada, com a realização do primeiro sector selectivo, que vai ligar Gaia à Régua. A prova vai ser corrida pela margem direita do Rio Douro, com passagem por Amarante, atravessando as serras da Aboboreira, Marão e Alvão, descendo então para o coração da região vinhateira do Douro, Património da Humanidade. Nesta altura vão estar corridos cerca de 240 Km´s.
O segundo Sector Selectivo é disputado na margem esquerda do Rio Douro, com uma extensão de 250 Km´s, atravessando as serras das Meadas, Bigorne, Gralheira, Montemuro e Freita. Novamente é utilizado um percurso que em mais de 70% é uma total novidade em termos de competição automóvel. A chegada está prevista para o fim da tarde, no regresso à Douro Marina.
Nas palavras de Paulo Magalhães, do GAS, o traçado é espectacular e procuramos encontrar um equilíbrio entre as zonas mais “enroladas” e técnicas e as zonas mais amplas e rápidas, no fundo para que a competição esteja presente durante os 500 Km´s da prova. No entanto confesso que tenho uma preocupação, pois a beleza das paisagens por onde passamos, nomeadamente no coração do Douro Vinhateiro, poderão distrair as equipas… Acrescenta, bem humorado, o homem do GAS.
Para Paulo Ferreira, enquanto promotor do evento: encontramos aqui as condições ideias para a realização de uma prova com um potencial de crescimento enorme. O Douro é hoje uma marca capaz de atrair turismo, agentes económicos e investimentos, daí a nossa aposta nesta região. Além disso é de realçar todo empenho que o Município de Gaia coloca nesta prova, o que é um claro exemplo do potencial da mesma. Rematou o homem da Full Eventos.
Para a realização da Baja TT Rota do Douro, é fundamental o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, cujo presidente, Dr. Eduardo Vítor Rodrigues, reconheceu desde o primeiro momento como um evento que representa uma mais-valia para o Município:
Esta é mais uma iniciativa que vem atestar as excelentes condições do município de Vila Nova de Gaia para a realização de eventos desportivos, nas suas diversas vertentes. Acções como esta não só trazem o desporto aos nossos munícipes e visitantes, como também ajudam a dinamizar a economia local e atrair mais gente.
A Câmara Municipal de Gaia reconhece a importância deste tipo de iniciativas e, nesse sentido, tem garantido e continuará a assegurar todas as condições para que, em parceria, elas se concretizem. Afirmou o edil de Vila Nova de Gaia.
Sem comentários:
Enviar um comentário