5 e 6 de setembro em Portugal Campeonato do Mundo de Trial terá a sua próxima jornada, a oitava da época, uma prova realizada nos concelhos de Paços de Ferreira e Santo Tirso.
Ao solo pedregoso do Monte Pilar, conhecido de anteriores edições do GP
de Portugal, juntam-se, este ano, exigentes zonas non-stop delineadas
pelo Moto Clube de Paços de Ferreira em pleno rio Leça, no concelho de
Santo Tirso, e marcadas por reduzida aderência e absoluta garantia de
espetáculo. Ao todo serão 12 as zonas onde os pilotos não podem colocar
os pés no chão sob pena de acumularem pontos de penalização que ordenam a
classificação final, em percurso que terá cerca de 10 quilómetros e
será cumprido por três vezes.
Com parque fechado junto à Zona
Desportiva de Penamaior, onde a animação começa na tarde de
quinta-feira, dia 3 de setembro, a 8ª prova do Mundial de Trial terá
nível de dificuldade adaptado às novas regras do campeonato, que obrigam
os pilotos a estarem em constante movimento, sem paragens antes de cada
dificuldade, reforçando a espetacularidade de uma modalidade cujo
sucesso assenta no enorme equilíbrio.
Conjugação perfeita entre o
homem e a máquina que será possível apreciar no sábado e domingo com
partida, por ordem inversa do campeonato, até às 11 horas e com 5 horas
para cumprir a totalidade do percurso.
Em
termos desportivos, e depois de mais um triunfo categórico há uma
semana atrás nos Estados Unidos, o campeoníssimo espanhol Toni Bou
(Montesa Honda) ruma para o seu 9º título consecutivo, que deverá ficar
garantido em Portugal, pois tem 34 pontos de vantagem sobre o seu
compatriota Adam Raga (Gas Gas), o seu rival mais próximo.
Seja
em Paços de Ferreira ou em Espanha no fim de semana seguinte, que
encerra o Mundial, Toni Bou não deve ter dificuldades em prolongar o seu
recorde histórico de títulos mundiais, que passarão ser nove “outdoor”,
a que se somam outros tantos na variante “Indoor”. Ou seja, desde 2007
que, dentro ou fora de portas, não existe outro Campeão do Mundial de
Trial. Eis aqui uma oportunidade soberana de ver uma lenda em ação, o
piloto mais vitorioso da história da modalidade.
Os motivos de
interesse não terminam, porém, no título mundial, prosseguindo na
esperada luta pelos lugares do pódio, com fortes candidatos como os
espanhóis Jeroni Fajardo (Beta) e Albert Cabestany (Sherco) e o japonês
Takahisa Fujinami (Montesa/Honda). E há ainda a competição entre as
jovens promessas da modalidade, na World Cup bem como a prova destinada
às senhoras.
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