LRphotography

LRphotography

sexta-feira, 23 de junho de 2017

Feira Afonsina 2017 em Guimarães

[programa 2017]pdf 

O alargamento da Feira Afonsina ao Largo de Donães, que permitirá criar a “Praça dos Aldrabistas”, onde haverá apresentações teatrais, e a realização de quatro momentos de recriação histórica ao longo dos quatro dias do evento, são as novidades da sétima edição de um certame que, entre 22 e 25 de junho, sob o tema do “Batismo de D. Afonso Henriques”, transforma o Centro Histórico de Guimarães num local de referência medieval com áreas temáticas, gastronomia e espetáculos de época itinerantes.
“O Batismo” na Igreja de S. Miguel, “O Torneio” no jardim lateral do Paço dos Duques de Bragança, “A Ceia” na Sala da Duquesa do Paços dos Duques e “O Baile” no claustro do mesmo palácio vão abrilhantar o evento deste ano, dedicado a todo o cerimonial que está em torno do primeiro ritual religioso do infante Afonso Henriques, filho do Conde D. Henrique e de D. Teresa, batizado na pequena igreja românica de S. Miguel, na presença de ilustres gentes do Condado Portucalense.
Os quatro momentos de recriação, cujo tempo de duração varia entre os 25 e os 45 minutos, têm entrada livre, no entanto, devido à lotação dos espaços, é necessário adquirir previamente os respetivos ingressos na bilheteira do Paço dos Duques de Bragança, até 10 minutos antes do espetáculo num máximo de 5 por pessoa. Já venda de bilhetes para a ceia medieval começa já esta segunda-feira, 12 de junho, no Balcão Único da Câmara Municipal de Guimarães, entre as 09 e as 16:45 horas.
Um dos principais eventos culturais
«A Feira Afonsina constitui um forte contributo para a afirmação do turismo e da economia e para a valorização do território e notoriedade de Guimarães», disse José Bastos, Vereador da Câmara Municipal, na conferência de imprensa de apresentação do evento, na qual também marcaram presença Sofia Ferreira, em representação da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, e Isabel Pinho, Chefe de Divisão de Cultura e Turismo do Município.Em 2017, a feira terá 110 mercadores, cerca de duas centenas de voluntários e uma alargada participação do movimento associativo de Guimarães. «Há uma presença muito diversificada e com um papel ativo. Estamos todos fortemente empenhados em mais um sucesso deste evento que envolve todos os departamentos da Autarquia e dos seus funcionários, que se dedicam de forma entusiasmada e muito empenhada», concluiu o concluiu o vereador com competências delegadas nas áreas do Centro Histórico, Cultura, Juventude e Turismo.

Sem comentários:

Enviar um comentário