Baja TT Proença-Oleiros: E a vitória foi para Rui Sousa
Rui Sousa e Carlos Silva, aos comandos da Isuzu DMAX da Prolama, foram os grandes vencedores da Baja Proença-Oleiros, prova organizada pela primeira vez pela Escuderia Castelo Branco, no regresso do CPTT, ao fim de quatro meses e meio de paragem forçada pela anulação de duas provas.
Foi de alguma forma surpreendente a vitória conseguida pela dupla da Prolama, nesta prova organizada na zona do pinhal interior; A oposição era forte por parte de Miguel Barbosa, que se apresentava com uma máquina mais evoluída, mas a especificidade do percurso, considerado por todos como muito técnico e exigente para as marcas, deu vantagem aos setups previstos para a Isuzu DMAX da Prolama, que cedo começou a ganhar vantagem, principalmente nas zonas mais estreitas e sinuosas do traçado.
No final da primeira volta pelo Sector Selectivo de 142 Km, já a vantagem de Sousa era superior a um minuto, mas mesmo assim esperava-se alguma reacção por parte de Miguel Barbosa, que apesar de não necessitar de vencer para recolher a totalidade dos pontos para o CPTT – Rui Sousa não está inscrito no campeonato – por certo não iria deixar de tentar conquistar novo triunfo. .. Só que, depois de o tentar no início, Barbosa teve uma ligeira saída e a diferença, que já tinha sido reduzida para cerca de 30 segundos, voltou a aumentar, o que deixou “porta aberta” ao regresso aos triunfos do excampeão nacional de Todo-o-Terreno.
Foi com bastante satisfação que Rui Sousa comentou o seu regresso ás vitórias no CPTT: «Há muito que sonhávamos com esta vitória. Finalmente afastámos o azar que nos estava a acompanhar e confirmámos a validade dos desenvolvimentos que fomos fazendo ao longo dos anos. Trata-se de um resultado muito moralizador para este grupo fantástico de elementos que compõem a Prolama, onde naturalmente incluo os nossos Patrocinadores e amigos, que sempre nos apoiaram e incentivaram. Esta foi a primeira vitória à geral da Isuzu em Portugal e provavelmente a primeira da própria marca em termos Europeus no TT. Este resultado moraliza-nos muito e provámos também que um projecto desenvolvido em Portugal de uma forma rigorosa pode ter sucesso».
Consumada a vitória, pouco mais havia a decidir, pois Nuno Matos (3º) estava muito longe do piloto do Mitsubishi e Ricardo Porém mais nada conseguia recuperar após ter ultrapassado Lino Carapeta, nos primeiros quilómetros do segundo sector selectivo. Porém veio de 17º para quarto, por causa de um furo no primeiro SS.
Nas restantes categorias, vitória e campeonato T8 quase conquistado por Paulo Sousa – também da Prolama – e primeira vitória na classe T2 por parte de Mário Dinis Lucas, que assim relança o campeonato nesta categoria.
De fora ficaram dois dos favoritos a uma boa posição; Pedro Grancha, sem gasolina na Super Especial e José Dinis Lucas, que parou a poucos quilómetros do final, com um problema no veio primário da caixa de velocidades.
Uma prova do agrado de todos os participantes, que consideraram o terreno como uma pista de verdadeiro todo-o-terreno, técnica e muito competitiva em todos os aspectos, que se vai repetir para o ano, com o apoio das mesmas edilidades.
Classificação Final: 1º Rui Sousa / Carlos Silva (Isuzu DMAX) 4h42m31,16s; 2º Miguel Barbosa/Miguel Ramalho (Mitsubishi) a 2m34,24s; 3º Nuno Matos/Filipe Serra (Opel Astra Proto) a 7m25,38s; 4º Ricardo Porém/Manuel Porém (BMW Série 1 Proto) a 12m45,48s; 5º Lino Carapeta/Rui António (Bowler) a 21m44,37s…8º Mário Dinis Lucas/Francisco Luís (Mitsubishi Pajero DID) a 37m01,23s – 1º T2… 10º Paulo Sousa/João Santos (Mitsubishi Pajero) a 39m59,86s – 1º T8.
No final da primeira volta pelo Sector Selectivo de 142 Km, já a vantagem de Sousa era superior a um minuto, mas mesmo assim esperava-se alguma reacção por parte de Miguel Barbosa, que apesar de não necessitar de vencer para recolher a totalidade dos pontos para o CPTT – Rui Sousa não está inscrito no campeonato – por certo não iria deixar de tentar conquistar novo triunfo. .. Só que, depois de o tentar no início, Barbosa teve uma ligeira saída e a diferença, que já tinha sido reduzida para cerca de 30 segundos, voltou a aumentar, o que deixou “porta aberta” ao regresso aos triunfos do excampeão nacional de Todo-o-Terreno.
Foi com bastante satisfação que Rui Sousa comentou o seu regresso ás vitórias no CPTT: «Há muito que sonhávamos com esta vitória. Finalmente afastámos o azar que nos estava a acompanhar e confirmámos a validade dos desenvolvimentos que fomos fazendo ao longo dos anos. Trata-se de um resultado muito moralizador para este grupo fantástico de elementos que compõem a Prolama, onde naturalmente incluo os nossos Patrocinadores e amigos, que sempre nos apoiaram e incentivaram. Esta foi a primeira vitória à geral da Isuzu em Portugal e provavelmente a primeira da própria marca em termos Europeus no TT. Este resultado moraliza-nos muito e provámos também que um projecto desenvolvido em Portugal de uma forma rigorosa pode ter sucesso».
Consumada a vitória, pouco mais havia a decidir, pois Nuno Matos (3º) estava muito longe do piloto do Mitsubishi e Ricardo Porém mais nada conseguia recuperar após ter ultrapassado Lino Carapeta, nos primeiros quilómetros do segundo sector selectivo. Porém veio de 17º para quarto, por causa de um furo no primeiro SS.
Nas restantes categorias, vitória e campeonato T8 quase conquistado por Paulo Sousa – também da Prolama – e primeira vitória na classe T2 por parte de Mário Dinis Lucas, que assim relança o campeonato nesta categoria.
De fora ficaram dois dos favoritos a uma boa posição; Pedro Grancha, sem gasolina na Super Especial e José Dinis Lucas, que parou a poucos quilómetros do final, com um problema no veio primário da caixa de velocidades.
Uma prova do agrado de todos os participantes, que consideraram o terreno como uma pista de verdadeiro todo-o-terreno, técnica e muito competitiva em todos os aspectos, que se vai repetir para o ano, com o apoio das mesmas edilidades.
Classificação Final: 1º Rui Sousa / Carlos Silva (Isuzu DMAX) 4h42m31,16s; 2º Miguel Barbosa/Miguel Ramalho (Mitsubishi) a 2m34,24s; 3º Nuno Matos/Filipe Serra (Opel Astra Proto) a 7m25,38s; 4º Ricardo Porém/Manuel Porém (BMW Série 1 Proto) a 12m45,48s; 5º Lino Carapeta/Rui António (Bowler) a 21m44,37s…8º Mário Dinis Lucas/Francisco Luís (Mitsubishi Pajero DID) a 37m01,23s – 1º T2… 10º Paulo Sousa/João Santos (Mitsubishi Pajero) a 39m59,86s – 1º T8.
Sem comentários:
Enviar um comentário