LRphotography

LRphotography

sábado, 30 de julho de 2011

Lob emparavel na filandia

Controlando a vantagem criada esta manhã, Sébastien Loeb venceu o Rali da Finlândia de forma dominante e sem cometer qualquer erro ao longo dos três dias de prova, nos quais teve sempre de partir em primeiro nos troços.

E, apesar de ontem ter tentado não ficar com a liderança no último troço do dia, a mesma intenção por parte de Sébastien Ogier e Jari-Matti Latvala obrigou-o a iniciar este dia na liderança e, com isso, a abrir os troços. O campeão do mundo acabou por contar com o auxílio da chuva durante a noite para tornar os pisos menos desfavoráveis para o seu lado, conseguindo assim minorar esse problema.

Na Power Stage - ganha por Mikko Hirvonen - Sébastien Loeb também não teve qualquer problema de maior, terminando a prova com 8,1 segundos de vantagem sobre Jari-Matti Latvala (Ford Fiesta RS WRC). Face a isto, Loeb tornou-se no primeiro piloto não escandinavo a vencer o Rali da Finlândia por mais do que uma vez.

"Sabe muito bem, foi uma prova bastante difícil. Limpámos a estrada por três dias e continuámos a ser os mais rápidos no final. Tivemos de lutar bastante até ao final, pelo que pode ser considerada a maior vitória", referiu Loeb no final.

Latvala terminou na segunda posição uma prova em que foi bastante rápido mas na qual acabou por não ter argumentos para levar de vencida o número 1 da Citroën. Tendo partido para este dia a 2,6 segundos da liderança, de manhã também não conseguiu impedir o distanciamento de Loeb e chegou a estar a 20 segundos. Uma tarde mais consistente e o furo de Ogier deram-lhe a possibilidade de chegar a segundo, mas não de roubar a liderança ao líder do Mundial.

Mikko Hirvonen em recuperação impressionante

O terceiro posto foi para Ogier, que voltou a mostrar grande andamento na prova finlandesa, não muito longe do piloto da Ford. Mikko Hirvonen não teve um início de prova fácil, com problemas de motor e de travões resultantes de um despiste logo no primeiro troço a atirarem-no para o 36º posto e a dois minutos da frente. Contudo, ao longo do rali, 12 triunfos em 21 troços valeram-lhe a subida até ao quarto posto mesmo no final do rali. Sem os problemas no primeiro dia do rali teria, certamente, sido um dos protagonistas da prova.

Petter Solberg foi relegado para o quinto posto, com o seu Citroën DS3 WRC, num evento em que nunca pareceu estar ao mesmo nível dos três melhores, ficando na frente dos três pilotos da Stobart Ford, com Mads Ostberg, Henning Solberg e Matthew Wilson a ficarem por esta ordem.

Kimi Raikkonen (Citroën) terminou em nono depois de um dia em que também teve uma ligeira saída de estrada, enquanto Juho Hanninen foi o décimo e o vencedor entre os pilotos do SWRC.

MINI's oficiais não chegam ao fim

De notar o abandono dos dois MINI oficiais devido a problemas de sobreaquecimento, numa queixa que se estendeu a todos os pilotos que levaram os modelos da Prodrive para o rali finlandês. Dani Sordo e Kris Meeke haviam sido ao longo de quase toda a prova integrantes do top 10, mas os problemas com o aquecimento do motor levaram a equipa a retirar os seus dois carros da competição.

Armindo Araújo teve esse mesmo problema ao longo do dia de hoje no seu MINI JCW WRC, levando-o a abrandar o seu ritmo, numa prova que serviu sobretudo de aprendizagem e para maior entrosamento com o MINI neste tipo de provas. Na classificação geral, termina em 20º. Quanto a Bernardo Sousa, problemas também ao nível do motor do seu Ford Fiesta S2000, levaram o piloto madeirense a não arriscar muito, de forma a chegar ao final do evento na sexta posição e conquistar mais alguns pontos entre os concorrentes do SWRC.




Classificação Campeonatos



Pilotos

1. S. LOEB 171
2. M. HIRVONEN 144
3. S. OGIER 140
4. J. LATVALA 96
5. P. SOLBERG 83
6. M. OSTBERG 56
7. M. WILSON 40
8. K. RAIKKONEN 26
9. H. SOLBERG 26
10. F. VILLAGRA 20
11. J. HANNINEN 13
12. D. SORDO 8
13. M. PROKOP 7
14. O. TANAK 7
15. P. ANDERSSON 6
16. K. AL QASSIMI 5
17. D. KUIPERS 4
18. H. PADDON 2
19. B. SOUSA 1
20. P. FLODIN 1


Equipas

1. Citroen Total World Rally Team 290
2. Ford Abu Dhabi World Rally Team 225
3. M-Sport Stobart Ford Rally Team 101
4. Petter Solberg World Rally Team 71
5. Ice 1 Racing 38
6. Munchis Ford World Rally Team 32
7. Team Abu Dhabi 20
8. FERM Power Tools World Rally Team 16
9. Monster World Rally Team 8
10. Brazil World Rally Team 1
Fonte:Autosport

Sem comentários:

Enviar um comentário