LRphotography

LRphotography

segunda-feira, 27 de junho de 2016

Nova programação cultural dos Banhos Velhos 2016 com B Fachada e Sensible Soccers.


Nova programação cultural dos Banhos Velhos com B Fachada e Sensible Soccers.

Serão três meses de programação vocacionados para os dias quentes de verão, os que se seguem nos Banhos Velhos. Em Julho, a dia 09, o mês começa com dupla proposta musical numa só noite com Bed Legs, banda de rock blues de Braga que editou neste ano o seu primeiro longa-duração intitulado “Black Bottle”, e The Wild Booze, quartento taipense que se prepara para editar o novo registo de originais em estúdio. Neste mesmo dia, da parte da tarde haverá o segundo encontro do Curso de Literatura Portuguesa, onde se irá abordar algumas das mais importantes obras da literatura portuguesa desde o Século XVIII.

No restante mês de Julho há ainda lugar uma noite de astronomia, numa parceria com o Instituto de Ciência Viva, e uma edição especial, para terminar o mês, do “Shortcutz”, que irá projectar alguns dos filmes que já foram exibidos em competição neste evento cultural que se estreou neste ano em Guimarães. Das escolhas para esta sessão fazem parte filmes de animação, dramas ficcionais e de terror, mostrando a versatilidade que a produção cinematográfica pode ter. Destaque ainda para a apresentação do colectivo “Outra Voz”, que irá presentar um número “Histórias, pedras e farnel nos Banhos Velhos”. Este espectáculo foi criado e inspirado na história dos Banhos Velhos, assim como neste espaço único da vila de Caldas das Taipas.

Em Agosto, o mês começa, a dia 06, com concerto de Norberto Lobo, uma das figuras principais da música portuguesa contemporânea, um artista independente e empírico, que não ironiza sobre o futuro ou o destino, antes age, opera e materializa, e assim no curso da sua carreira vai transformando o seu mundo e o de quem o ouve e acompanha. Estreando-se com ‘Mudar de Bina’ na portuense Bor Land em 2007, conta já 5 álbuns na sua discografia a título individual, tendo o anterior ‘Mel Azul’ conquistado o prémio de disco do ano da revista Time Out Lisboa e sido nomeado para melhor álbum europeu independente. No dia 27 há nova proposta musical com Sensible Soccers, um dos projectos da nova música portuguesa mais em voga nos últimos anos. Em 2016 editaram o terceiro trabalho de originais intitulado “Villa Soledade”, aclamado pela crítica e público. Na abertura estarão ainda os bracarenses LEVIATÃ. No dia 20 de Agosto haverá o primeiro encontro do Clube de Leitura dos Banhos Velhos, fruto das duas sessões do curso de literatura portuguesa.

Setembro, mês de encerrar portas, haverá nova e última proposta musical com concerto de B Fachada, nome incontornável da última década do panorama musical nacional. Com novo trabalho em 2016, B Fachada assume-se como maior baluarte da nova vaga de compositores da música portuguesa, com um percurso já longo de compositor, produtor e letrista. Com ele trabalharam já Sérgio Godinho, Diabo na Cruz, Deolinda, entre tantos outros.

Todos os eventos são de entrada livre.

Sem comentários:

Enviar um comentário