O Campeonato Nacional de Montanha arranca no próximo fim-de-semana com a Rampa da Penha em Guimarães e o AutoSport já desvendou vários dos projetos da nova época. Depois de novidades como o Ford Fiesta RS Cosworth de Tiago Reis, o regresso de João Fonseca ao SilverCar ou o novo Norma de Carlos Torres entre outros, eis que surje mais um motivo de interesse para as rampas nacionais: um Mitsubishi Lancer Evo VI de Grupo A com 500cv de potência.
O carro será guiado pelo piloto e médico Manuel Pereira, que aproveitou a carroçaria do Lancer Evo VI com que já tinha participado em algumas rampas no ano passado e operou toda uma reformulação do chassis e mecânica para colocar o Mitsubishi com especificações de Grupo A. A reconstrução do motor e uma nova centralina elevaram a potência até aos 500cv, com o 'novo' Evo a receber também suspensões específicas para a Velocidade (que reduziram a distância ao solo) e novos alargamentos da carroçaria. "O meu objetivo é disputar o campeonato de Montanha e também o Circuito de Vila Real com o carro", revelou Manuel Pereira ao AutoSport. "Acredito que será muito competitivo pois deixou de ser um carro de ralis para estar totalmente preparado para a Velocidade. Devo testar na próxima sexta-feira para verificar se está tudo bem", concluiu o piloto de Baião.
Foto: Nuno Organista
Carlos Jorge Torres é mais um dos pilotos que se apresentará na época do Campeonato Nacional de Montanha com um novo carro. O Porsche 997 visto no ano passado será substituído por um Norma M20FC, modelo que competiu em 2013 no Campeonato de Portugal de Sport-Protótipos.
O piloto de Albergaria-a-Velha, filho do ex-piloto de ralis Carlos Torres (campeão nacional em 1978 com Pedro de Almeida como navegador) pretende levar o protótipo francês ao pódio absoluto da Rampa da Penha, prova inaugural do CNM. "É esse o meu objetivo. Ainda não reuni patrocínios para fazer a época toda mas também aposto num bom resultado para mostrar às pessoas o potencial do projeto", referiu ao AutoSport. "Só fiz dois testes com o Norma. É naturalmente um carro mais rápido do que um GT mas que exige mais para se chegar ao limite. Ainda assim, achei-o relativamente fácil de conduzir e acaba por ter custos mais baixos do que um GT. Parece-me a solução ideal em termos de rapidez e custos", concluiu Carlos Jorge Torres.
O Norma M20FC está equipado com o conhecido motor Honda de 2.0 litros Type R (280cv) e caixa sequencial de seis velocidades Sadev com comandos no volante. O conjunto tem um peso total de 570 kg.
Tiago Reis já testou o Ford Fiesta RS Cosworth com que irá alinhar no Campeonato Nacional de Montanha, modelo que substitui o Norma com que conquistou o título do ano passado.
O campeão nacional adquiriu o Fiesta com que Martin Kois foi campeão de Montanha da Eslováquia e fez o seu primeiro verdadeiro teste no Circuito de Braga, ficando satisfeito com o que encontrou: “O teste correu bem e o Fiesta parece-me um bom carro, embora haja ainda muito para explorar. O mais complicado é o ângulo de visão que oferece, muito diferente de um Sport-Protótipo já que o banco é muito recuado e isso não facilita nada as coisas. Também obriga a um estilo de condução completamente diferente do que estou habituado”, referiu.
No que toca às expectativas e aos resultados que poderá obter com este Fiesta, o piloto afirma que “na Rampa da Penha terei sempre poucas possibilidades face aos Sport-Protótipos mas na Falperra talvez já tenha mais, embora seja ainda difícil avaliar até porque preciso de fazer muitos mais quilómetros com o carro para tirar tudo dele”.
E é fácil de perceber porquê já que o Fiesta tem um motor com cerca de 600cv de potência, acoplado a uma caixa sequencial de seis velocidades e diferenciais mecânicos, exigindo uma condução limpa para lutar contra o cronómetro.
Foto: Zoom Motorsport - António Silva e Ricardo Castro
Campeonato de Portugal de Montanha (CPM) mantém uma invejável proximidade com o público e fãs, e o bom trabalho da Associação dos Pilotos de Montanha (APPAM) tem atraído cada vez mais Equipas e Pilotos, esperando-se para 2014 ainda mais competitividade e mediatismo.
Contribuindo nos últimos 11 anos para a animação desta competição, a MartinsSpeed Racing Team, pluricampeã das provas de montanha, vai uma vez mais marcar presença. Depois de ter sido Campeã Nacional em 2011, Campeã Absoluta em 2012 e vice-Campeã em 2013, a equipa Vila-Realense pretende lutar uma vez mais pelas vitórias.
A abertura da competição em 2014 é acompanhada de um novo regulamento, com várias alterações. De destacar a divisão do Campeonato em 6 Categorias, bem como a nova pontuação, que atribui 1 ponto extra ao condutor mais rápido nos treinos oficiais e 1 ponto extra ao condutor mais rápido na subida de prova não contabilizada, mantendo-se a classificação de cada prova a obter-se pelo somatório das duas melhores subidas. De realçar ainda a passagem do Campeonato Nacional de Velocidade pela Rampa Falperra e Rampa Serra Estrela, que vai trazer ainda mais emoção à vitória final.
O multifacetado piloto Joaquim Teixeira, que regista ao longo dos anos a participação com diferentes carros (Mégane Trophy, Clio Cup, BRC 02, Norma M20F, BMW 320D), mantém-se fiel ao SEAT Léon SuperCopa com que se sagrou Campeão Nacional em 2011 e vice-Campeão em 2013. O piloto de natural de Murça muda-se, no entanto, para a nova Categoria 5, onde pode competir com viaturas do mesmo calibre, já que a Categoria 1 mantém os GT's e os Super2000.
O piloto flaviense Luís Nunes, que regressou em bom plano às competições em 2012, com o 3º lugar no CPM, este ano vai apenas marcar presenças esporádicas com o seu Renault Clio Cup R3, por motivos profissionais.
Para Luís Martins, Diretor da Equipa: “O Campeonato de Montanha faz parte do ADN da minha equipa e, em 2014, voltamos a estar presentes. Será um ano de enorme competitividade, mas como sempre, com o máximo de rigor, profissionalismo e empenho, o nosso objetivo é lutar pelas vitórias.”
A equipa renovou o apoio da MIDLAND para 2014, uma empresa líder na área da Radiocomunicação e Action Video Cameras, parceria que vai permitir apresentar no CPM várias novidades nesta área.
A nova temporada arranca a todo o gás no próximo dia 27 de Abril (Domingo), com a realização da Rampa da Penha I - Guimarães, a prova de rampas mais antiga de Portugal (desde 1929).
Campeonato de Portugal de Montanha (CPM) mantém uma invejável proximidade com o público e fãs, e o bom trabalho da Associação dos Pilotos de Montanha (APPAM) tem atraído cada vez mais Equipas e Pilotos, esperando-se para 2014 ainda mais competitividade e mediatismo.
Contribuindo nos últimos 11 anos para a animação desta competição, a MartinsSpeed Racing Team, pluricampeã das provas de montanha, vai uma vez mais marcar presença. Depois de ter sido Campeã Nacional em 2011, Campeã Absoluta em 2012 e vice-Campeã em 2013, a equipa Vila-Realense pretende lutar uma vez mais pelas vitórias.
A abertura da competição em 2014 é acompanhada de um novo regulamento, com várias alterações. De destacar a divisão do Campeonato em 6 Categorias, bem como a nova pontuação, que atribui 1 ponto extra ao condutor mais rápido nos treinos oficiais e 1 ponto extra ao condutor mais rápido na subida de prova não contabilizada, mantendo-se a classificação de cada prova a obter-se pelo somatório das duas melhores subidas. De realçar ainda a passagem do Campeonato Nacional de Velocidade pela Rampa Falperra e Rampa Serra Estrela, que vai trazer ainda mais emoção à vitória final.
O multifacetado piloto Joaquim Teixeira, que regista ao longo dos anos a participação com diferentes carros (Mégane Trophy, Clio Cup, BRC 02, Norma M20F, BMW 320D), mantém-se fiel ao SEAT Léon SuperCopa com que se sagrou Campeão Nacional em 2011 e vice-Campeão em 2013. O piloto de natural de Murça muda-se, no entanto, para a nova Categoria 5, onde pode competir com viaturas do mesmo calibre, já que a Categoria 1 mantém os GT's e os Super2000.
O piloto flaviense Luís Nunes, que regressou em bom plano às competições em 2012, com o 3º lugar no CPM, este ano vai apenas marcar presenças esporádicas com o seu Renault Clio Cup R3, por motivos profissionais.
Para Luís Martins, Diretor da Equipa: “O Campeonato de Montanha faz parte do ADN da minha equipa e, em 2014, voltamos a estar presentes. Será um ano de enorme competitividade, mas como sempre, com o máximo de rigor, profissionalismo e empenho, o nosso objetivo é lutar pelas vitórias.”
A equipa renovou o apoio da MIDLAND para 2014, uma empresa líder na área da Radiocomunicação e Action Video Cameras, parceria que vai permitir apresentar no CPM várias novidades nesta área.
A nova temporada arranca a todo o gás no próximo dia 27 de Abril (Domingo), com a realização da Rampa da Penha I - Guimarães, a prova de rampas mais antiga de Portugal (desde 1929).
CNM: Team PRMiniracing fez teste em Braga | |
Data: 01/03/2014 11:11 | |
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