LRphotography

LRphotography

domingo, 14 de agosto de 2011


Campeonato de Espanha de Autocross
Joaquim Santos em Arteixo

Desde há vários anos que Joaquim Santos é piloto convidado pelo Peña Autocross Arteixo, para a prova do clube pontuável para o Campeonato de Espanha. Isso vai acontecer novamente, esta época, até porque o piloto da Bompiso já é uma referência, nesta jornada, que se desenrola no próximo fim-de-semana.
Tem sempre lutado pelos lugares cimeiros e pela vitória, numa prova que, normalmente, ultrapassa as duas dezenas de participantes. Este ano, por exemplo, há 23 inscritos na Divisão 1.

Esta época conseguimos, finalmente, ter o Astra com boas afinações. Durante o ‘defeso’ fizeram-se algumas alterações, ao nível das suspensões e direcção, que resultaram plenamente”. Referiu Joaquim Santos.

Mas se foram encontradas boas afinações ao nível da carroçaria, o motor não quis colaborar. “Assim aconteceu. Este ano, nunca tive o motor em pleno, surgindo sempre, em todas as provas, alguns problemas”. Problemas que culminaram em Castelo Branco e que obrigaram Joaquim Santos a não completar a final.

Imediatamente a seguir a Castelo Branco, o motor foi enviado para as instalações da Field Motorsport, em Inglaterra, onde foram detectadas algumas anomalias, na cabeça do referido motor.

Tudo indicava que o propulsor do Astra estivesse em Portugal antes da prova da Sever do Vouga mas, um pouco inexplicavelmente, só hoje, quinta-feira, chegou ao nosso país. “Este atraso retirou-me todas as hipóteses de lutar pelo Campeonato de Ralicross, pois não participei em Sever do Vouga”, confessou Santos.

Além disso, há outra situação. “O motor do carro está a ser montado em cima da hora da prova de Arteixo. Não vou ter tempo de o testar, nem de afinar o carro. Este está com afinações para Ralicross e a prova de Arteixo é Autocross”. Mais uma situação desagradável, no mínimo, que fica a dever-se ao muito atraso com que o motor do Opel Astra, regressou a Portugal.

No próximo fim-de-semana, como já referimos, Joaquim Santos vai estar no Autocross de Arteixo, junto à cidade espanhola da Corunha. Uma prova por onde passam mais de 20 mil espectadores e que tem mais de uma centena e meia de inscritos, entre as várias Divisões que fazem parte do Campeonato de Espanha de Autocross.

No ano passado, Joaquim Santos liderou a final, até lhe ser dado um forte toque, que o obrigou a desistir. Esperemos que depois de tudo o que aconteceu, e que aqui foi referido, a sorte passe a acompanhar Joaquim Santos e que ele consiga dar muitas alegrias, aos muitos portugueses que todos os anos se dirigem a Arteixo

Sem comentários:

Enviar um comentário